quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Corrida espacial

           Segundo o site http://www.infoescola.com/ corrida espacial é um longo período que dura até hoje, onde ocorreram diversos acontecimentos ligados a área da astronáutica, que, de um certo modo, influenciaram o cotidiano da vida humana.
            Até a década de 50
Conforme o site http://www.infoescola.com/ em 1945, a Segunda Guerra Mundial terminou, dando início a chamada Guerra Fria. Esse novo conflito tinha como protagonistas os Estados Unido da América (EUA) e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), sendo que essas duas superpotências da época apresentavam sistemas político-ideológicos distintos e visavam ampliar suas áreas de influência.
Durante mais de quatro décadas (1945 a 1991), esses dois países travaram uma batalha pela busca da hegemonia mundial. Eles destinaram dinheiro para algumas nações se reestruturarem, forneceram armas durante conflitos separatistas, intervieram na política externa, etc. Para expandir suas áreas de influência, no entanto, era preciso demonstrar superioridade em vários setores, fato que proporcionou acontecimentos históricos.
Estados Unidos e União Soviética realizaram altos investimentos em tecnologia, destinados principalmente para a indústria bélica. Esse fato ficou caracterizado como a corrida armamentista. O mundo, dividido em dois blocos – capitalista ou socialista –, temia um possível confronto entre esses dois países, pois era (e ainda é) grande a quantidade de armas nucleares dessas nações.
Além dos gastos destinados a armamentos, EUA e URSS também investiram pesado em pesquisas relacionadas ao conhecimento do espaço sideral, com destaque para a exploração do nosso satélite natural, a Lua. Nesse momento, teve início a corrida espacial, na qual o país que atingisse os melhores resultados poderia determinar a supremacia sobre o outro.
Em 1957, a União Soviética saiu em vantagem pela conquista do espaço. Em outubro daquele ano, o país lançou ao espaço o primeiro satélite artificial, denominado Sputnik. No entanto, a URSS não se conteve e, em novembro do mesmo ano, enviou o primeiro ser vivo ao espaço, a cadela Laika, a bordo do Sputnik 2.

            Década de 60
Segundo o site http://www.wikipedia.org/ outro grande salto soviético na corrida espacial foi dado em abril de 1961. Nessa ocasião, foi realizado o primeiro voo tripulado por um humano. A bordo da nave Vostok, o astronauta Yuri Gagarin teve o privilégio de orbitar a Terra e entrar para a história como o primeiro humano a conquistar tal feito e pela sua célebre frase “A Terra é azul”.
Em junho de 1963, a União Soviética colocou duas espaçonaves simultaneamente no espaço, sendo que a primeira foi conduzida por Valery Bykovsky, que bateu o recorde de resistência no espaço, quando completou uma missão de cinco dias. Valentina voou na nave Vostok 6, lançada de Baikonur em 16 de junho, tornando-se a primeira mulher no espaço. Ela completou 48 órbitas ao redor da Terra, no total de 71 horas, quase três dias, apesar das náuseas e do desconforto psicológico que sentiu. Depois de chegarem a permanecer em órbita a uma distância de 5 km uma da outra, com os cosmonautas trocando impressões e saudações por rádio, ambas as naves aterrissaram no dia 19 de junho. Valentina teve problemas em sua descida. Quando ejetada da Vostok VI, esteve próxima de cair dentro de um lago.
A missão soviética Voskhod II, lançada em 18 de março de 1965, foi responsável pela primeira atividade extra-veicular de um astronauta no espaço. A missão foi lançada da base do cosmódromo de Baikonur, na antiga URSS, e pilotada pelos cosmonautas Pavel Belyayev (comandante) e Alexel Leonov (piloto).
A sonda Mariner 5, dos EUA foi lançada em direção Vênus em 14 de junho de 1967 e chegou ao planeta em 19 de outubro desse ano.
Em 20 de julho de 1969, os astronautas estadunidenses Edwin Aldrin Jr., Neil Armstrong e Michael Collins, tripulantes da nave espacial Apollo XI, atingiram o solo lunar. Essa conquista foi transmitia pela televisão, ficando marcada pela seguinte frase de Neil Armstrong: “Este é um pequeno passo para um homem, mas um grande salto para a humanidade”. Sendo assim, Armstrong se tornou o primeiro homem a colocar os pés em solo lunar.

            Década de 70
Em 2 de dezembro de 1971, a missão soviética Mars 3 fez o primeiro pouso em Marte. O Pioneer 10 foi uma sonda interplanetária norte-americana, desenvolvida a partir do Programa Pioneer, sendo a 1ª missão à deixar o sistema solar, em 1972.
Apollo-Soyuz (também Apollo 18 ou Soyuz 19) foi uma missão conjunta do Projeto Apollo e do programa espacial soviético que efetuou uma acoplagem em órbita da Terra da nave estadunidense Apollo 18 com a nave soviética Soyuz 19, em julho de 1975. Foi a primeira missão multinacional tripulada, resultante de uma união da URSS com os EUA.
O propósito principal desta missão era simbólico, integrante da política diplomática da época, que visava a melhorar as relações entre as duas superpotências, o que começava a acontecer naquele período da Guerra Fria, e colocar um fim nas tensões da corrida espacial.

            A partir da década de 80
            O primeiro ônibus espacial lançado foi o Columbia dos EUA, em 12 de abril de 1981. No dia 1 de Fevereiro de 2003, durante o regresso da sua 28ª missão, o Columbia desapareceu dos radares quando sobrevoava, a grande altitude, o estado estadunidense do Texas. Um pedaço de espuma que se soltara durante a decolagem danificou a proteção de cerâmica da asa esquerda, provocando uma pequena fissura. Este problema não foi detectado nem durante a decolagem, nem durante a missão. Quando da re-entrada na atmosfera, o calor causado pela fricção com a atmosfera aumentou o tamanho da fissura, acabando por destruir a asa e consequentemente toda a nave, causando a morte dos sete tripulantes.
No ano de 1989 foi inaugurada a base de lançamentos de foguetes da Força Aérea Brasileira, denominada de Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), localizada no município de Alcântara, a 408 km de São Luís, capital do estado de Maranhão.
A Agência Espacial Brasileira (AEB) foi criada em 10 de fevereiro de 1994 no Brasil. Em 2 de dezembro de 1997, aconteceu a primeira tentativa de lançamento do Veículo Lançados de Satélite Brasileiro (VLS-1 V1), que não obteve sucesso, sendo destruído no lançamento.
A segunda tentativa de lançamento do Veículo Lançados de Satélite Brasileiro (VLS-1 V2), ocorreu no dia 11 de dezembro de 1999, novamente sem sucesso, sendo também destruído no lançamento.
No dia 22 de agosto de 2003, aconteceu a terceira tentativa de lançamento do Veículo Lançados de Satélite Brasileiro (VLS-1 V3), também sem sucesso, porém desta vez houve um problema, e ele foi destruído na base de lançamento, tendo vítimas fatais. 
Até o fim do ano de 2011, a Nasa pretende aposentar todos os ônibus espaciais. Assim, está marcada para 2012, uma nova tentativa para o lançamento do Veículo Lançador de Satélites Brasileiro (VLS-1 V4).

Nenhum comentário:

Postar um comentário